ERGONOMIA NR

0
62

ERGONOMIA NR-17

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é responsável por diversas regulamentações que envolvem o trabalho e sua execução. Uma das suas diretrizes está relacionada em oferecer ao trabalhador um ambiente ergonomicamente correto e para isso foi criada pelo MTE a Norma Regulamentadora NR-17.

O que é Ergonomia NR17

O que é a NR-17

A NR-17 é uma norma regulamentadora que orienta sobre a ergonomia no ambiente de trabalho, visando à saúde física e mental, o bem-estar e a motivação dos funcionários, gerando assim melhor e maior produtividade.

Objetivos da NR-17

Os objetivos da norma regulamentadora NR-17 é estipular regras que permitam alterações no ambiente e nas condições de trabalho durante as execuções das atividades. Inclui o levantamento, carga e o transporte de materiais, os mobiliários, os equipamentos, o ambiente de trabalho e também a organização do trabalho em si.

Para avaliar esses itens dentro da empresa deve-se fazer uma análise ergonômica do trabalho (AET).

Principais orientações sobre o levantamento, transporte e carga de matérias estabelecidas pela NR-17

A NR-17 no tópico 17.2 orienta que o levantamento, transporte e a carga de matérias quando feito por um só trabalhador de forma contínua deverá: considerar o peso do trabalhador para definição da carga que ele poderá transportar, fornecer treinamento adequado e também disponibilizar equipamentos para facilitar a execução da atividade, mas é importante ressaltar que mesmo com a utilização de equipamentos o esforço exercido pelo trabalhador deverá ser compatível com sua força sem comprometer a sua saúde e segurança.

Principais orientações sobre os mobiliários estabelecidas pela NR-17

A NR-17 no tópico 17.3 orienta que sempre que possível o trabalho deverá ser realizado na posição sentada com mobiliários adequados, assentos reguláveis e apoio para os pés compatíveis com o tamanho da perna do trabalhador. Quando não for possível deverá oferecer condições confortáveis para que o trabalho seja realizado de pé, como por exemplo, bancadas, mesas e painéis permitindo que o trabalhador mantenha uma boa postura. Deve-se também deixar de fácil alcance os itens necessários para realização do trabalho.

Principais orientações sobre os equipamentos de acordo com a NR-17

Os equipamentos de acordo com a NR-17 deverão estar adequados às características físicas e psicológicas individuais do trabalhador.

Quando a atividade desempenhada requer leitura e digitação de documentos, os mesmos deverão estar posicionados de forma que, o trabalhador mantenha a boa postura evitando a movimentação excessiva do pescoço e o cansaço visual.

A utilização de equipamentos que possuem terminais de vídeos deverão permitir o ajuste da tela e controle da iluminação protegendo a visão do trabalhador.

No caso da digitação de documentos o teclado deverá ser independente e permitir que o trabalhador o ajuste de forma mais confortável para execução da tarefa.

Principais orientações sobre o ambiente de trabalho de acordo com a NR-17

A NR-17 no tópico 17.5 determina que dentro do ambiente de trabalho a iluminação deverá ser distribuída de forma uniforme e com níveis mínimos de acordo com NBR 5413. Quando o trabalhador estiver exposto a ruídos os mesmos deverão estar de acordo com a NBR 10152, a temperatura deverá estar entre 20 e 23 graus centígrados, a velocidade do ar não poderá ultrapassar 0,75m/s e a umidade relativa do ar não poderá ser inferior a 40%.

Principais orientações sobre organização do trabalho estabelecidas pela NR-17

A organização do trabalho de acordo com NR-17 deverá levar em consideração: as regras de produção, a meio operatório, a imposição do tempo, o padrão de trabalho e o conteúdo das tarefas.

A partir da analise ergonômica do trabalho (AET) as atividades que exigem esforço muscular deve-se incluir pausas de descanso, as atividades que envolvem digitação não se deve estabelecer metas baseadas em números de toques, que não deverão ultrapassar oito mil toques por hora, a jornada de trabalho não deverá ultrapassar 5 (cinco) horas diárias e a cada cinquenta minutos trabalhados deverá descansar 10 minutos.