lesão slap

0
18

Lesão Slap

Uma ruptura SLAP é uma lesão do lábio do ombro, que é o anel da cartilagem que envolve o soquete da articulação do ombro.

Anatomia

Seu ombro é uma articulação de bola e soquete composta de três ossos: seu osso do braço (úmero), sua omoplata (escápula) e sua clavícula (clavícula).

A cabeça do seu osso do braço se encaixa em um soquete arredondado em sua omoplata. Esse soquete é chamado de glenóide. Ao redor da borda externa da glenóide há uma borda de tecido fibroso e forte chamado labrum. O labrum ajuda a aprofundar o encaixe e estabilizar a articulação do ombro. Ele também serve como um ponto de fixação para muitos dos ligamentos do ombro, bem como um dos tendões do músculo bíceps do braço.

anatomia do lábio do ombro

O labrum aprofunda o encaixe da articulação do ombro, tornando-o mais adequado para a cabeça do úmero.

Descrição

O termo SLAP significa Superior Anterior e Posterior Labrum. Em uma lesão SLAP, a parte superior (superior) do labrum é ferida. Esta área superior é também onde o tendão do bíceps se liga ao labrum. Uma ruptura SLAP ocorre tanto na frente (anterior) como nas costas (posterior) deste ponto de fixação. O tendão do bíceps também pode estar envolvido na lesão.

Lesão de Slap

Esta vista da seção transversal da alça do ombro mostra uma ruptura típica do SLAP.

Causa de Lesão de Slap

Lesões no lábio superior podem ser causadas por trauma agudo ou por movimentos repetitivos do ombro. Uma lesão aguda SLAP pode resultar de:

  • Um acidente de automóvel
  • Uma queda em um braço estendido
  • Puxar com força no braço, como ao tentar pegar um objeto pesado
  • Movimento rápido ou forte do braço quando está acima do nível do ombro
  • Luxação do ombro

As pessoas que participam de esportes aéreos repetitivos, como atletas arremessadores ou levantadores de peso, podem sentir lágrimas no lábio como resultado de movimentos repetidos do ombro.

Muitas rupturas SLAP, no entanto, são o resultado de um desgaste do labrum que ocorre lentamente ao longo do tempo. Em pacientes com mais de 40 anos de idade, a ruptura ou o desgaste do labrum superior pode ser visto como um processo normal de envelhecimento. Isso difere de uma lesão aguda em uma pessoa com menos de 40 anos.

Sintomas

Os sintomas comuns de uma lesão SLAP são semelhantes a muitos outros problemas no ombro. Eles incluem:

  • Uma sensação de travar, estalar, pegar ou moer
  • Dor com movimento do ombro ou com o ombro em posições específicas
  • Dor com objetos de elevação, especialmente em cima
  • Diminuição da força do ombro
  • A sensação de que o ombro vai “sair da articulação”
  • Diminuição da amplitude de movimento
  • Os jarros podem notar uma diminuição na velocidade de arremesso ou a sensação de ter um “braço morto” após o arremesso

Exame Médico de Lesão de Slap

Histórico médico

Seu médico falará com você sobre seus sintomas e quando eles começaram. Se você se lembrar de uma lesão específica ou atividade que causou sua dor no ombro, ela pode ajudar seu médico a diagnosticar seu problema no ombro – embora muitos pacientes possam não se lembrar de um evento específico. Qualquer atividade de trabalho ou esportes que agravem seu ombro também é importante mencionar, bem como a localização da dor e o tratamento que você teve.

Exame físico

testando a amplitude de movimento do ombro

Seu médico irá testar sua amplitude de movimento fazendo com que você mova o braço em direções diferentes.

Durante o exame físico, o médico verificará a amplitude de movimento, a força e a estabilidade do ombro.

Confira Tambem

Fratura do Úmero Distal de Cotovelo

Anatomia do Úmero

Doença de Osgood Sclatter

Diagnostico da Doença de Osgoo Sclatter 

Ele ou ela pode realizar testes específicos, colocando o braço em posições diferentes para reproduzir seus sintomas. Seu médico também pode examinar seu pescoço e cabeça para se certificar de que sua dor não está vindo de um “nervo comprimido”.

Os resultados desses testes ajudarão seu médico a decidir se exames adicionais ou imagens do seu ombro são necessários.

Testes de imagem

Raios X. Este teste de imagem cria imagens nítidas de estruturas densas, como osso. O labrum do ombro é feito de tecido mole, de modo que não aparecerá em um raio-x. No entanto, seu médico pode solicitar radiografias para garantir que não haja outros problemas no ombro, como artrite ou fraturas.

Ressonância magnética (MRI). Este teste pode mostrar melhor tecidos moles como o labrum. Para fazer uma lágrima no labrum aparecer mais claramente na ressonância magnética, um corante pode ser injetado em seu ombro antes que a varredura seja feita.

Ressonância magnética da SLAP

(Esquerda)  Uma imagem de ressonância magnética de um ombro saudável. (Direita)  Esta imagem de ressonância magnética mostra uma lágrima no labrum.

Tratamento de uma Lesão Slap

Tratamento não cirúrgico

Em muitos casos, o tratamento inicial para uma lesão SLAP não é cirúrgico. As opções de tratamento podem incluir:

Medicação anti-inflamatória não-esteróide. Drogas como o ibuprofeno e naproxeno reduzem a dor e o inchaço.

Fisioterapia. Exercícios específicos irão restaurar o movimento e fortalecer o seu ombro.

Os exercícios de flexibilidade e amplitude de movimento incluem o alongamento da cápsula do ombro, que é o forte tecido conjuntivo que envolve a articulação. Exercícios para fortalecer os músculos que sustentam o ombro podem aliviar a dor e prevenir novas lesões. Este programa de exercícios pode ser continuado de 3 a 6 meses e geralmente envolve trabalhar com um fisioterapeuta qualificado.

Tratamento cirúrgico

Seu médico pode recomendar cirurgia se sua dor não melhorar com métodos não cirúrgicos.

Artroscopia A técnica cirúrgica mais comumente usada para reparar uma lesão SLAP é a artroscopia. Durante a artroscopia, o cirurgião insere uma pequena câmera, chamada de artroscópio, na articulação do ombro. A câmera exibe imagens em uma tela de televisão e seu cirurgião usa essas imagens para orientar instrumentos cirúrgicos em miniatura.

Como o artroscópio e os instrumentos cirúrgicos são finos, o cirurgião pode usar incisões (cortes) muito pequenas, em vez da incisão maior necessária para a cirurgia aberta padrão.

artroscopia do ombro lesão Slap

Durante a artroscopia, o cirurgião insere o artroscópio e pequenos instrumentos na articulação do ombro.

imagens artroscópicas da ruptura e reparo SLAP

(Esquerda)  Uma visão artroscópica de um lábio saudável. (Centro)  Nesta imagem, o cirurgião usa um pequeno instrumento para avaliar uma grande ruptura SLAP. (Direita)  O labrum foi recolocado com suturas.

Opções de reparo Existem vários tipos diferentes de rasgos SLAP. O seu cirurgião irá determinar a melhor forma de reparar a sua lesão SLAP assim que ela a vir completamente durante a cirurgia artroscópica. Isso pode exigir simplesmente remover a parte rasgada do lábio ou recolocar a parte rasgada usando pontos. Algumas lesões SLAP requerem o corte do implante do tendão do bíceps.

Seu cirurgião decidirá a melhor opção de reparo com base no tipo de lesão que você tem, bem como a sua idade, nível de atividade e a presença de quaisquer outras lesões vistas durante a cirurgia.

Complicações A maioria dos pacientes não apresenta complicações da artroscopia do ombro. Como com qualquer cirurgia, no entanto, existem alguns riscos. Estes são geralmente menores e tratáveis. Problemas potenciais na artroscopia incluem infecção, sangramento excessivo, coágulos sanguíneos, rigidez nos ombros e danos aos vasos sanguíneos ou nervos.

Seu cirurgião irá discutir as possíveis complicações com você antes da sua operação.

Tratamento Lesão Slap

Usando uma tipoia irá proteger o seu ombro após a cirurgia.

Reabilitação. A princípio, o reparo precisa ser protegido enquanto o labrum se cura. Para evitar que o seu braço se mova, você provavelmente usará uma tipoia por 2 a 4 semanas após a cirurgia. Quanto tempo você precisa de um estilingue depende da gravidade da sua lesão.

Uma vez estabelecida a dor inicial e o inchaço, o seu médico iniciará um programa de fisioterapia adaptado especificamente a si e à sua lesão.

Em geral, um programa de terapia enfoca primeiramente a flexibilidade. Alongamentos suaves melhoram a amplitude de movimento e evitam a rigidez do ombro. À medida que a cura progride, os exercícios para fortalecer os músculos do ombro e o manguito rotador serão gradualmente adicionados ao seu programa. Isso geralmente ocorre 4 a 6 semanas após a cirurgia.

Seu médico irá discutir com você quando for seguro retornar à atividade esportiva. Em geral, os atletas que arremessam podem retornar ao intervalo inicial, jogando de 3 a 4 meses após a cirurgia.

Resultados

A maioria dos pacientes relatou melhora na força do ombro e menos dor após a cirurgia para uma lesão SLAP.

Como os pacientes têm condições de saúde variadas, o tempo de recuperação completo é diferente para todos.

Em casos de lesões e reparos complicados, a recuperação total pode levar vários meses. Embora possa ser um processo lento, seguir as diretrizes e o plano de reabilitação do seu cirurgião é vital para um bom resultado.