O QUE É UM LESÃO SLAP?

0
17

O QUE É UM LESÃO SLAP? E COMO SE PREVENIR 

Todos nós aprendemos na escola que seu ombro é uma articulação de bola e soquete. Mas você sabia que o “soquete” da bola e soquete está em contato apenas com um terço da articulação esférica? É como tentar agarrar uma bola de basquete com uma mão enquanto gira. A única razão pela qual seu ombro permanece no lugar é graças a um pedaço de cartilagem conhecido como lábio glenoidal . A “borda fibro-cartilaginosa” da alça do ombro aumenta a profundidade do encaixe – mantendo a bola travada no lugar.

SLAP significa Superior Labral Tear de Anterior para Posterior, que é um nome complexo para a lesão simples descrita acima. Uma LESÃO SLAP ameaça a estabilidade desse anel de cartilagem – o que ameaça a estabilidade de todo o seu ombro.

Confira tambem

Lesão Slap

Doença de Osgood Schlatter

As causas comuns de uma LESÃO SLAP incluem:

  • Luxação do ombro grave
  • Pousando em seu ombro
  • Puxando o músculo do ombro enquanto gira
  • Uma articulação do ombro instável

Se você tem um ombro que está propenso a se deslocar, o movimento através do lábio glenoidal aceleraria a deterioração do aro.

COMO EU SEI SE EU TENHO UMA LESÃO SLAP?

As lágrimas SLAP podem acontecer com qualquer pessoa – mas o risco é particularmente alto se você fizer muita elevação acima de sua cabeça. Por essa razão, atletas de atletismo, pessoas em esportes de arremesso e donas de casa provavelmente desenvolverão uma lesão SLAP sem o devido cuidado. A conscientização sobre o rasgo da SLAP aumentou nos últimos anos graças a figuras públicas (notadamente jogadores de beisebol) sofrendo de lágrimas labrum.

Os sinais de uma LESÃO SLAP incluem:

  • Dor latejante no ombro causada pelo esforço
  • Ombro doloroso caindo enquanto estava deitado na cama
  • Perda de força no braço de arremesso

COMO EVITAR UM RUPTURA SLAP

Felizmente, é fácil evitar uma falha no SLAP. Tudo o que você precisa fazer é aquecer antes de fazer qualquer arremesso ou elevação. Alongamentos frequentes no ombro e exercícios suaves promovem a estabilidade de todo o sistema, o que pode ajudar a compensar um lábio fraco ou danificado. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para evitar as lágrimas do lábio da glenoide é aprender a cair corretamente.

Muitas pessoas caem sobre os ombros quando escorregam. Se você treinar para cair na parte muscular da parte superior das costas (mantendo-a curvada), será um longo caminho para manter os ombros intactos.