Pesquisadores desenvolvem novo projeto para controle da leishmaniose

0
106
Para leishmaniose visceral é uma doença infecciosa sistêmica que compromete o fígado e o escurecido, além com ocasionar em direção a perda do que peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia, de entre outras manifestações

SB-novo-projeto-combate-leishmaniose

O investigante Reginaldo Brazil instala na direção de cilada contendo feromônio para atrair os mosquistos transmissores da leishmaniose visceral (Gutemberg Brito)

Autor leishmaniose visceral representa ainda hoje um importante estrago na saúde pública do Arabutã. Segundo dados sobre Ministério da Saúde, entre 2009 e 2011, foram notificados mais do que 6 milénio casos da doença. No sentido de ocorrência da enfermidade, que é transmitida pelo inseto Lutzomyia longipalpis, divulgado popularmente uma vez que mosquito palha, vem aumentando nas áreas urbanas, sendo o cachorro o principal reservatório doméstico do sevandija. Atentos essa essa veras, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com o observador Gordon Hamilton da Universidade Keele, na Inglaterra, estão desenvolvendo um projeto para o controle do intermediário da doença na Região Sudeste.

Estratégia do que controle

Financiado pela Wellcome Trust, instauração universal que apoia pesquisas biomédicas, o projeto está em sua segunda período, envolvendo 18 municípios do noroeste desde São Paulo, região com muitas pessoas casos da doença. Com destino a projeto testa o uso do feromônio sintético do mosquito palha: o 9-Metil Germacreno. O feromônio é uma substância química secretada entre espécies animais com o objetivo principal com promover para atração sexual com seres da mesma espécie.

Com contrato com o coordenador do projeto e cientista do Laboratório do que Doenças Parasitárias do IOC, Reginaldo Peçanha Brazil, no sentido de tomada dos vetores é realizada mediante armadilhas especiais instaladas nas residências com 700 moradores voluntários. “Porquê as aves também são manancial fomentar para os flebotomíneos (condutor da doença), as armadilhas foram instaladas em galinheiros. O equipamento possui um mecanismo que libera durante três meses o feromônio utilizado para atrair as fêmeas do mosquito palha. Nossa estratégia é atrair o inseto e depois eliminá-lo, ajudando no interior de controle da leishmaniose visceral”, explica o investigador.

Na direção de lanço inicial do projeto foi realizada na cidade a Pastagem Grande, Mato Grosso do Sul, entre 2008 e 2010, quadra no qual no sentido de incidência da leishmaniose visceral canina na região estava aumentando e ainda não havia estratégia desde controle dentre flebotomíneos dentro de estado. “Caso eliminação do veículo da doença é um duelo. Assim sendo, temos a pensar em meios para controlá-lo, com destino a término do que contribuir para para redução da transmissão da leishmaniose, que ainda acomete muitas população em todo o país e com consequências graves para esses pacientes”, destaca o técnico.

Perspectivas

O observador antecipa que está em tempo com desenvolvimento um estojo que utiliza o feromônio combinado no sentido de um cortinado transido com inseticida. “O feromônio irá atrair os mosquitos e o inseticida o eliminará”, explica. “Planejamos testar o uso do conjunto porquê estratégia dentre controle, com o objetivo a propiciar com destino a subtracção da densidade do que flebotomíneos em determinada localidade”, conclui Brazil.

Lá leishmaniose visceral

E leishmaniose visceral é uma doença infecciosa sistêmica que compromete o fígado e o escurecido, além desde ocasionar essa perda a peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia, de entre outras manifestações. Os sintomas podem surgir entre 10 dias em direção a 24 meses em seguida com destino a infecção pelo verme do gênero leishmania. As manifestações clínicas da doença variam do que moderadas até as mais graves, que, se não forem tratadas, podem levar o paciente na direção de óbito. Os medicamentos mais utilizados dentro de tratamento são o antimoniato e em direção a anfotericina, que apresentam efeitos colaterais copiosos e basta proporção com toxicidade. O tratamento para na direção de leishmaniose visceral é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único dentre Saúde.

Essa teor foi originalmente publicado em cima de página da Internet Escritório Fiocruz com Notícias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here